Post na categoria | Randonnée

Relato do brevet de organizador (BRM 300 Corupá), por João Paulo Jankowski Saboia

Postado em 01 janeiro 2020 por awulll

Nesse dia 31/12/2019 rolou o brevet de organizador e, apesar da maioria dos inscritos já conhecer a região ou inclusive até já tenha feito o brevet, acho que o relato de um pedal sempre serve pra dar algumas dicas pra quem vai pedalar.

No dia anterior organizei todas as coisas na bike e dei uma verificada em tudo, mas alguma coisa ficou no pneu dianteiro e só notei na hora de largar. Perdi uns 15 minutos isso, mas nada grave. Gastei uma câmara aqui, mas ainda tinha uma reserva.

Até o primeiro PC (Campo do Tentente) já estava bem quente, com céu parcialmente nublado e o sol dando uma amostra do que estava reservado para aquele dia. A estrada está muito boa até aqui e o trajeto é relativamente plano, mas é preciso tomar um cuidado maior pois não tem acostamento.

Saindo de Campo do Tenente o céu ficou nublado e facilitou a chegada até Rio Negrinho. Pista boa! Se alguém quiser parar no serviço de atendimento ao usuário (SAU) da rodovia pra tomar um café, levem cartão (crédito/débito) porque a opção grátis não tem mais. Procurei uma bicicletaria perto do PC pra comprar mais uma câmara, mas a que eu achei estava fechada. Alimentação na lanchonete do posto e bora pra Corupá!

Logo na saída de Rio Negrinho o sol voltou e a temperatura foi lá pra cima! Tem um ou outro trecho de acostamento ruim, mas o resto é muito bom. Na Serra de Corupá é bom tomar cuidado com as curvas com bastante inclinação e também tem alguns trechos sem acostamento, outros com sujeira, mas no geral o asfalto tá em ótimo estado. Pra chegar no PC, no segundo trevo é só pegar a direita e seguir reto até bater 150 km. Tem um mercado lá e haverá algum voluntário na prova com alguma alimento também.

A minha estratégia entre o PC 3 e o PC 4 foi fazer uma parada mais rápida no terceiro controle e uma mais longa na serra, no restaurante que tem bem no famoso bananal. Como tava bem quente achei melhor fazer breves paradas na sombra a cada 1 ou 2 km na subida (coisa de um minuto ou dois mais ou menos). Assim eu perdi mais tempo na subida, mas em compensação tive menos desgaste e consegui pedalar melhor do PC 4 pra frente. Também tirei minha luva pra sofrer menos com a temperatura – a minha não é específica de ciclismo, então pra vocês esta dica talvez não sirva. O vento foi a favor praticamente todo o trajeto até o quarto PC.

Em Rio Negrinho quase tudo estava fechado por causa do ano novo. Só consegui umas bolachas e isotônico num posto. Dali até Campo do Tenente eu fiz só uma parada no SAU pra tomar um chocolate quente e comer umas bolachas.

Em Campo do Tenente a última parada! A lanchonete também estava fechada por causa da data, mas a loja de conveniência fica aberta 24 horas. Como a pista está boa foi bem tranquilo pedalar no escuro até a Lapa.

No geral acho que vocês devem pegar mais movimento do que eu peguei, mas nada que não estejam acostumados. As estradas estão muito boas e também não vão ter problemas pra se alimentar como aconteceu na data que eu fui.

E é isso galera! Boa sorte a todos!

Registro no Strava:

Deixe uma resposta