Post na categoria | Geral

BRM 400 – Relato do Brevet de Organizador

Postado em 06 março 2018 por luizarthur

Saudações Randonneurs,

Segue abaixo o excelente relato do brevet de organizador realizado pelo ciclista Rogenio Bittencourt nos dias 03 e 04 de Março. Leiam com atenção, são informações valiosas.

 

Relato da Prova BRM400km – Lapa.

Saindo da Lapa seguindo em direção a Porto Amazonas e BR 277 temos um trecho bem tranquilo – o asfalto e acostamento são muito bons, sem defeitos, apesar do acostamento ser estreito, o movimento de carros é pequeno, então dá para aproveitar para ganhar tempo.

Chegando na 277 segue à esquerda em direção à Palmeira, muita atenção ao movimento de veículos nessa rodovia, logo no início dela tem o pedágio, é cedo para parar, mas tem café e água gelada.

Até o 1º. PA,  Posto Maranelo no km 56,6, quem precisar de um café reforçado ali é o lugar.   Até Irati existem algumas 3ªs faixas, muita atenção, o relevo nesse trajeto é bem dobrado, (considero o trecho mais pesado da prova,  tanto na ida como na volta),  mas o asfalto é bom, acostamento largo e em excelentes condições.

Depois de uns 22km de Palmeira, à esquerda tem o Posto Mel, pequena estrutura, mas tem água gelada, ali sempre reabasteço.

Próximo ao KM 121, tem o 2º. PA -  Restaurante Anila -  excelente estrutura para alimentação e descanso.  Os mais rápidos chegarão cedo para almoçar, mas é hora de cuidar da alimentação e hidratação.

Ao passar por Irati, tem uma 3ª. faixa longa, mas como as anteriores, possui uma boa visibilidade, (sem curvas fechadas).

A partir daí o relevo fica bem mais leve, hora de ganhar gordura novamente.

Uns 25km depois da Anila tem o Restaurante Benedita – com boa estrutura para Alimentação e Descanso, (almocei ali), mas vão levar bronca se quiserem deixar a bike dentro da recepção do Restaurante, eu consegui, mas com a promessa do Gerente que seria somente dessa vez!!!

O asfalto e acostamento também estão em boas condições, sem buracos ou defeitos, porém estava muito sujo, pois recaparam alguns trechos e ficou cheio de “pedrinhas”, cuidado também nas entradas de propriedade, quase todas tem o acostamento sujo.

Depois de Irati até o encontro da BR 277 com a 373 o relevo é excelente -  existe apenas uma 3ª. faixa e não é muito inclinada.  Ganhar gordura.

No Trevo do “Relógio” (277 x 373) tomar muito cuidado, na junção das duas!!!  Seguir em direção à Guarapuava,  o PC1  – km 190 – está logo ali, mais ou menos 5km de trecho plano.

O PC fica no primeiro posto após o pedágio, (quase anexo ao mesmo), do lado do sentido da via.

Tem restaurante e lanchonete, assim como loja de conveniências.

Saindo do PC, retorna pela 277 e em seguida pela 373, direção a Prudentópolis que fica a mais ou menos 22km do PC.

O acostamento está em boas condições, o relevo volta a ficar quebrado.

Seguirão em frente até o Trevo de Ivaí e Imbituva, seguir à direita no trevo em direção à Imbituva

Do trevo até Imbituva são mais ou menos 9km,  pista simples, sem acostamento e pavimento com muitos defeitos, muito atenção aos buracos e defeitos na via, o movimento de veículos é pequeno.

Em Imbituva, onde cheguei por volta das 19hs, não tinha nenhum restaurante, pizzaria…  aberto, portanto saiam do PC1 ou de Prudentópolis  bem abastecidos.

De Imbituva seguir em direção à Irati, +- 30km, nos primeiros 2km não existe acostamento, vai ser um trecho rápido, quem precisa de tempo é hora de aproveitar, o acostamento é estreito, mas em excelente condições, apenas tomar cuidado quando a vegetação está próxima ao acostamento com os bambus que pendem em direção ao mesmo, podendo acertar o ciclista (ou o ciclista acertar ele!!)

Novamente em Irati, seguir em direção à Palmeira, trecho que já passaram, hora de prestar atenção na alimentação, hidratação e descanso, (PA Restaurante Anila), serão 65km até Palmeira de trecho pesado e sem nenhuma estrutura para alimentação.

Palmeira fica aproximadamente 200m de altitude acima de Irati, então as subidas serão maiores do que na ida.

Quem chegar em Palmeira após às 22hs não encontrará nada aberto, então sem chances de se alimentar, água no Pedágio +- 10km depois de Palmeira.

Logo após o Pedágio seguir à direita em Direção à Porto Amazonas e Palmeira, trecho que também não tem nenhuma estrutura para alimentação.

Após a subida do Rio Iguaçu, o relevo como já visto é muito bom, quem chegar bem de perna até ali pode melhorar o tempo.

E enfim, Lapa, Rua Senador Souza Naves, 967, certamente encontrarão o pessoal da organização com café, coca-cola, churrasco e outros petiscos!!!

Se alguém quiser tirar mais alguma dúvida pode fazer contato comigo.

Boa Prova à todos, e lembrem-se tanto o primeiro a chegar quanto ao último – desde que dentro do tempo – tem a mesma premiação !!!!

Deixe uma resposta