Post na categoria | Geral

Por que cicloviagens são legais? – O sono

Postado em 19 outubro 2016 por awulll

 

A forma de como lidar com o sono é bem diferente quando comparamos um cicloturista e randonneur. Enquanto o primeiro consegue desfrutar melhor deste período de descanso, o segundo muitas vezes faz de tudo para vencer o sono.

Um dia de cicloturismo convencional pode não representar uma atividade tão intensa e desgastante como um brevet de randonnée, mas sem dúvida é uma carga bastante considerável de atividade física. E aí surge a nossa amiga endorfina! Ah, mas que beleza dormir depois de um dia assim, hein? Que tal um mês direto nesas condições então? Sem contar aquela cochilada após o almoço, depois de uma manhã de muitos km e uma bela refeição!

Nem sempre o local de descanso é o mais confortável. Existem alguns pedalantes que são menos, digamos… preocupados com o luxo, talvez? Estes aí se viram até no estilo canino, deitando em qualquer canto e apagando, como aquele mulambo retratado na imagem. Outros já não abrem mão de uma barraca, e ainda há aqueles que não descansam se não estiverem numa cama – muito raros nesse universo ciclístico, mas não se enganem, eles existem!

Quantas recordações essas barraquinhas não trazem, hein? Aquela dormida debaixo de chuva, no deserto, ao lado da rodovia, na praia, num camping, ou até num dos milhares de postos que nos acompanharam! E aqueles que se borraram de medo da tempestade varrer o modesto abrigo com o pedalante dentro? Ou de acordar e bicicleta não estar mais lá fora?

Já os randonneurs muitas vezes se veem guerreando contra esse inimigo implacável e perdem algumas pequenas batalhas, cochilando de tempos em tempos, para conseguir vencer a guerra. E nestes casos se viram sentados mesmo ou à la cachorro. Dependendo das circunstâncias uns até se jogam no meio do mato. Enquanto estão firmes e fortes (ou tentando parecer) na madrugada vencendo os km que faltam para brevetar, não veem a hora de encontrar aquela cama quentinha! Tá, mas e o que é legal nisso tudo, já que a ideia dos posts é mostrar as coisas legais de se pedalar? Nem eu sei ao certo, mas que é legal, é! No momento a pessoa se pergunta o que é que tem na cabeça pra passar a madrugada ali daquele jeito, mas depois que acaba pensa: “nossa, como foi legal né?”.

A luta contra o sono é uma das muitas batalhas que o randonneur enfrenta e a satisfação de uma batalha vencida é sempre gratificante. E com uma cobertura de endorfina depois, então? O mais legal depois de tanta horas de atividade é receber do corpo aquele ordem de descansar. Não importa o que aconteça no mundo, nem qual sejam as obrigações do dia seguinte ou problemas que você tenha na sua vida, este momento agora é só seu! O corpo te ordena! Vai lá, apaga!

Por vezes inimigo, por outras grande aliado. Sono sempre gerando causos e mais causos na vida dos pedalantes!

E sim, estou escrevendo tarde da noite e podre de sono!

 

 

2 Comentários para este Post

  1. Helinho Says:

    Adorei seus posts, João.

    Não tem como não se identificar com eles. É a realidade dos cicloviajantes sobre esse planeta azulzinho. Some-se a isso a generosidade de algumas pessoas, geralmente as mais pobres, que te oferecem um pouco de comida, um pouso, água, um sorriso, uma admiração… e não querem nada de você! Te estimulam na viagem e te fazem lembrar de casa e sentir esperança!

  2. awulll Says:

    Obrigado Helio!
    Ainda vai ter mais desses posts!

Deixe uma resposta