Post na categoria | Randonnée

HCH 1200 km – Relato de Rodyer Ferretti da Cruz (Etapa 1)

Postado em 10 abril 2016 por Rodyer Cruz

UM 1200KM NA BÉLGICA!!!!!

 

Na busca da Randonneur 10.000 precisava achar um brevet de 1200km e depois do Giro do Chimarrão 2014 me juntei ao Hamilton Dinarte para procurar… Austrália? Não. França? Não. Achamos um brevet de 1200km na Bélgica chamado de HCH1200KM – Herenthals – Cosne-du-Surt – Harenthals. Já pedalado pelos amigos de Floripa, logo entramos em contato com Jan Geerts – idealizador do projeto..

Alguns e-mails enviados e o grande Jan organizou toda nossa ida, desde a chegada até a nossa saída do solo Belga, ou seja, deslocamento, estadia, prova, estadia pós-prova, e deslocamento até o aeroporto, tudo acertado antes da viagem. Pagamos ele e tudo estava perfeitamente organizado em nossos 8 dias de viagem pela terra do ciclismo.

Logo na chegada em Bruxelas fomos recepcionados por uma van que nos levou até o hotel onde encontramos o Jan – uma figura muito simpática, paciente (dois brasileiros que falam bem pouco inglês – se eu não entendia o Hamilton entendia, um ajudando ao outro), ele logo levou para conhecer a sua cidade e seus amigos – já éramos chamados de Brazilian Guys.

Conhecemos toda a cidade – lugares bons e ruins da cidade, os famosos Bike Shops e o bar de Morkhoben. Dois dias antes da prova aproveitamos. Conhecemos os lugares bons e ruins que o Jan indicou. Fomos em várias Bikes Shops e compramos várias peças e vestuários para a bike e ao final do dia íamos ao bar de Morkhoven, tomar uma Pilsen Beer ou uma Blonge Beer.

O nosso hotel vale frisar, uma casa de 300 anos onde a Senhora Janice administrava – uma senhora muito simpática que só de conhecê-la já valeu a viagem, nosso café da manhã era tipicamente belga – detalhe para o ovo cozinho e o presuntão!!! O nosso quarto então era muito legal, dividimos ele com um randonneur japonês chamado Micky, médico e fazedor de brevets de 1200km e Super Randonneé 600km 10.000 – viaja o mundo fazendo pedais por vários países.

Os randonneurs que conhecemos nesta viagem, fizeram eu e o Hamilton serem literalmente os novatos no mundo Audax. Além do Micky, no hotel conhecemos o Nitzche alemão pedalador de 1200kms, uma americana com muitos brevets para cima de 1000km, fora os holandeses que giraram a Europa pedalando, são randonneurs na alma e a vida deles é isso – pedalar. No café da manhã do Hotel foi só troca de experiências, éramos os juvenis do hotel.

A largada havia chegado – encontramos todos os 38 randonneurs que iriam girar 1200km pela Bélgica e França. Conhecemos o grupo de alemães, 2 franceses, 1 inglês, e o Jan deu o start da escola em Morkhoven.

Falando um pouco sobre o brevet: São 1200km percorridos em 4 etapas: primeira etapa 365km, segunda etapa – 285km, terceira etapa: 275km, quarta etapa: 275km. Todos os dias para-se a noite e dorme em um hotel, relargando às 5 horas da manhã do outro dia – com café da manhã incluído – Tudo dentro da inscrição e organizado pelo Jan.

PRIMEIRA ETAPA: Logo da saída formamos um pelotão randonneur – todo mundo muito empolgado chegamos na primeira cidade com cara de alemã – passamos por ela e já encaminhamos em direção a Bruxelas onde passamos pelo meio dela conhecendo seus monumentos e seu horário de rush (pessoal indo para o trabalho) uma cidade muito bonita!! E logo íamos em direção a fronteira com a França, eu e o Hamilton tentamos fazer uma fuga, mas o pelote já veio atrás, chegando na fronteira com a França vento contra e chuviscando, eu e o Hamilton na frente, começamos a chamar o povo para revezar, muitos nem ligavam… “olha o tipinho desses brasileiros”. Ao chegar em uma cidade francesa o pelote parou, paramos também comemos um sanduba rápido e rumamos só eu e o Hamilton para a região metropolitana de Paris, acho que o Jan ficou totalmente admirado quando olhou que nós estávamos adiantados em relação aos outros, passou com sua van olhando com certa admiração para nós – aqui é Brasil Jan!!!! Mas nossa fuga depois de uns 60kms foi alcançada e ultrapassada – já estávamos cansados. Paramos em uma venda junto com os 2 franceses que foram falar com o dono do lugar, eu e o Hamilton só escutamos eles dizerem que éramos do Brasil (os exóticos do brevet). Chegamos do PC2 e lá encontramos todo o povo do brevet – comemos e saímos juntos com um grande grupo formado por alemães e belgas, rumamos para Paris em um ritmo alucinante cortando plantações em estradas que não tinham carros, era só nosso grande pelote, quando o líder do pelotão gritou: “STOOOOOPPPPPP” – todos pararam para uma pausa até o ataque final. A região metropolitana de Paris. Reiniciamos o pelote procurando e finalmente chegamos ao hotel Ibis, descanso do primeiro dia – lá se foram 365km só queríamos nosso quarto e cama.

Deixe uma resposta