Post na categoria | Randonnée

Reconhecimento de rota – BRM 200 km Terra

Postado em 25 janeiro 2016 por awulll

Esse final de semana foi realizado o reconhecimento da rota. Como são três pernas, vão aí algumas informações importantes, parte por parte:

 

Perna 1: Lapa – Ponte Nova – Rio dos Patos – Povinho – Rio dos Patos – Ponte Nova – Lapa

 

A mais longa! Quase 60 km de ida. O pior trecho na minha opinião é nos primeiros 20 km até chegar no cruzamento com a PR-427. Vai ter bastante trepidação e tem descidas que exigem muito cuidado na ida, que se tornarão subidas duras no retorno. Depois que cruza a PR-427 e segue sentido Rio da Várzea o piso melhora muito e dá pra aumentar um pouco a velocidade. Da rota já apresentada, havia um erro que já foi corrigido. Mais ou menos no km 34 e no km 50 tem dois bons armazéns para comprar alguma coisa caso preciso. Uma sugestão é não ficar parado no PC 1. É só um bar, não vai ter nada pra comer lá. Parem antes no km 50 ou sigam até o PC 1, registrem a passagem e parem no mesmo armazém, durante o retorno. Não hesitem em pedir água aos moradores pelo caminho, se necessário.

 

Perna 2: Lapa – Cavas do Iguaçu – Lapa

 

É o trecho mais fácil (ou seria menos difícil?). Tem um subida ruim logo depois que passa o asfalto, mas depois dela fica tranquilo. Vai ser possível ver a cidade toda do alto, é bem legal. Após o cruzamento com a BR-476, é só seguir as placas que levam até o Assentamento do Contestado. Depois dele, seguirão até a UBS do Contestado e após isso “vai pela principal”, como se fala normalmente. Até o Assentamento é praticamente tudo plano e com estrada boa. Depois de lá tem boas descidas na ida que serão subidas pesadas na volta. Aproveitem pra ganhar uma folga no tempo ou recuperar o que perderam na primeira perna. Não tem nada no caminho! Nem um bar sequer. Pra pedir água só no Assentamento mesmo ou lá no pedágio, no momento do cruzamento com o BR-476. Portanto saiam bem alimentados da cidade.

 

Perna 3: Lapa – Mariental – Lapa, via estrada do Caracol

 

O temido Caracol! Antes dele tem uma subida pesada próximo à serraria. Depois dela uma boa descida e um piso não tão regular, com várias “costeletas”. Tem várias placas indicando o caminho e, nas duas bifurcações sem placas, na ida, sigam sempre pela estrada da esquerda. O trecho do caracol requer muito cuidado. Apesar de não ter muito movimento em estradas de chão, é uma estrada bem estreita, com subidas e descidas bem inclinadas. Em Mariental tem um bar na chegada do último PC da prova.

 

Dicas gerais:

 

- Perturbem bastante aqueles que já pedalaram a primeira vez. Devem ter dicas até mais importantes do que essas.

- Não subestimem nada nesse brevet. É o que há de mais duro em trajetos de 200 km nesse país, podem ter certeza.

- As pedaladas que eu fiz foram de pneu slick. Consegui me manter firme sem cair, então acredito que vocês não tenham problemas quanto a isso, apesar de alguns ter alguns trechos com areia pelo caminho. De preferência, não vão de slick.

- Descansem o suficiente, mas não percam tempo. Todas as decisões que vocês tomarem terão consequências.

- Bike bem revisada!

- Boa prova! Tenham certeza que vão lembrar pra sempre desse dia e também serão sempre lembrados!

 

Links das pedaladas pela rota nesse final de semana:

https://www.strava.com/activities/476760901

https://www.strava.com/activities/477502798

 

Link com a rota revisada:

http://ridewithgps.com/routes/11919898

 

 

5 Comentários para este Post

  1. Padilha Says:

    Nâo que seja fácil, mas essa versão com a Estrada do Contestado vai ser menos pior que a primeira.

  2. awulll Says:

    Eu tô em dúvida, acho que dá na mesma. A subida dos Hoffmann é toda cheia de pedra, não tem boteco no final e não tem 5 km de asfalto (que virava 10 contando a volta).

  3. LEWISKI Says:

    Quando baixar o “gate”, estarei lá. A “bandeira quadriculada” é uma incógnita. rsrs

  4. awulll Says:

    Vai pensando PC a PC, trecho a trecho, com calma que vai dar tudo certo

  5. Herlon Says:

    Vai ser de zunir o képe.

2 Trackbacks For This Post

  1. Brevet Terra – 30/01/2016 – INSCRIÇÕES ENCERRADAS | Do Atlântico ao Pacífico Disse:

    [...] Ride with GPS Comentáriosawulll em Reconhecimento de rota – BRM 200 km TerraLEWISKI em Reconhecimento de rota – BRM 200 km Terraawulll em Reconhecimento de rota – [...]

  2. BRM 200 Terra – Ultimas informações – Alteração de Rota | Do Atlântico ao Pacífico Disse:

    [...] http://doatlanticoaopacifico.com/archives/7734 [...]

Deixe uma resposta