Post na categoria | Geral

10 anos do meu primeiro pedal de estrada – João Paulo Jankowski Saboia

Postado em 08 janeiro 2016 por awulll

Dia 07 de janeiro de 2006 eu saía da Lapa sentido Curitiba naquele que seria o meu primeiro pedal de estrada.

Até então havia sido o meu pedal mais longo, de cerca de 70 km. Todo bom principiante que se preza comete seus erros no início e é claro que eu cometi os meus. O maior deles foi ter passado protetor solar apenas quando saí. E apenas na cara! Uma queimadura de segundo grau a gente nunca esquece, né?

De lá pra cá muito chão já ficou pra trás. De percursos acima de 1000 km, entre randonnée e cicloviagens foram 10. Pedaladas acima de 200 km, 151.

Acho que muito do preparo pra isso, veio antes nos treinos de karatê, futebol e kung fu, muito com Danilo e Joelson.

Nos primeiros pedais de cicloturismo tive a companhia do Ulisses. Na segunda grande viagem, na Volta do Paraná, pedalei junto com o Aramis, que se tornou um dos meus melhores amigos de estrada.

E juntos fomos conhecendo aqueles que fariam parte da galera do DAP. Gabriel, Guto e Fernando Ishi participaram de algumas viagens treinos com a gente. Julio Cunico (acho que uma das minhas maiores inspirações, junto com Antonio Olinto) e Fernando Timerman. Foi pela internet veio quase toda a galera… Rodyer, que hoje é um gigante do randonnée brasileiro. James, da canoagem pras cicloviagens. Bruno, nosso mestre cervejeiro/criador de cabras. Nelson, cicloturista nato. Um grupo que eu tenho orgulho de ter conhecido e convivido, um dos maiores presentes que a estrada me deu.

E foi direta ou indiretamente por essa viagem que conheci outros grandes ciclistas como Claiton Ketzer e Rafael Gassner. Depois da viagem ainda Daniel Chagas, que arquitetou nossa logo. O grande amigo Marco lá de Itanhaém, Pacato, Iberê, Érico… O Romulo, que conheci pelo Aramis e virou um grande parceiro de pedal. Bruno Aguilar, também via Aramis. O Jean lá de Guarapuava.

Depois veio outras viagens para lugares ainda mais distantes. Ushuaia, Recife, Escandinávia, França, Europa Central… Algumas delas não teria feito não fosse ter conhecido o Dr. Edilson Thiele.

No Randonnée, então… Entre organizadores e randonneurs, muita gente que de uma forma ou de outra estiveram nessa história… David Dewaele (apesar de francês, nosso brasileiro com mais PBPs), Marcus França (para o Paris-Brest-Paris, foi quem sempre mais apoiou), Rafael Dias, Roberto Coelho, Rogenio, Luiz Chagas, Luiz Padilha, Tadielo, Marco Silva, Stefan, Perinazzo, Burg, Ivan, Moisés, Ronildo, Syen, Fabrício, Washington, Rauen, Turozzi, Paulo Campelo, Leandro, Pablo Di Giovanni e uma infinidade de gente que sem querer vou acabar esquecendo de escrever aqui.

O Everesting, que me foi apresentado pelo Kleto Zen, outra máquina de pedalar.

Sem contar o convívio com tanta gente interessante via Warmshowers e Couchsurfing.

Agradecimento a Denise, mãe, pai, Manu, Andrey, tia Vilma, Julio Werner, Anderson e tantos outros que de uma forma ou de outra me apoiaram em algum momento…

Foram 10 anos bastante intensos! E que os próximos 10 não fiquem longe disso!

7 Comentários para este Post

  1. Paulo J. M. Campelo Says:

    Parabéns meu amigo. Você é um exemplo a ser seguido no ciclismo e na vida.
    Um forte abraço. Paulo Campelo.

  2. Rodyer Cruz Says:

    Awulllllllllll – Longa vida ao João de Deus!!! Parabéns pia!! Tu é o cara! Acompanhando você sempre andamos no mesmo ritmo e isso é bem legal! Vamos retomar esse ano a parceria!!!

  3. Helinho Says:

    Parabéns João pela década de pedal e por partilhar suas experiências.Tenho muito a aprender e sou muito grato pela generosidade e paciência com os iniciantes. Desejo muitos outros giros inspiradores para você.
    Este clube é mesmo formado por guerreiros.
    Abraços

  4. David Says:

    Você é meu modelo, minha referência, minha esperença no mundo do pedal. Parabéns João para todas tuas conquistas, tua amizade, tua simplicidade e capacidade de fazer amizades com “randonneurs” do mundo inteiro, teu blog e tuas histórias de vida.

  5. Moisés Marcus Retka Says:

    Grande John, parabéns. Não é todo dia que se faz 10 anos de pedal. Sem dúvida os pedais que você já fez são sonhos de muita gente, inclusive eu. Já pedalar de chinelo nem tanto…. hahahaha, parabéns chefia. Que venha mais 10, mais 10, mais 10…

  6. awulll Says:

    Obrigado a todos pelos comentários, valeu mesmo galera.
    É uma honra pra mim ter convivido com todos vocês!

  7. Rogenio Says:

    Parabéns João… com certeza você inspirou muita gente…. inclusive eu!!! Que venham muitos mais pedais para ti, e vc continue compartilhando esses momentos com a gente !!!

Deixe uma resposta