Post na categoria | Randonnée

PBP, eu fui! – Thiago Gava

Postado em 11 setembro 2015 por awulll

Nome?
Thiago Gava/Syen.

Natural de?
Curitiba/Paraná/Brasil

Qual e como foi seu primeiro BRM pedalado?
Foi na cidade de Porto Alegre no ano de 2012, Brevet de 200 km.

Qual e como foi o BRM mais marcante para você?
Acho que todo BRM é marcante, toda prova tem uma história, pessoas diferentes. Mas o mais marcante foi o 600 km do Randonneurs Lapa em 2013. Eu lembro que quando escureceu começou a chover muito mesmo (e não parou mais), chegamos a uma parte com acostamento ruim, subindo uma serra, frio pra caramba e os caminhões passando na orelha, cheguei ao PC meio que em estado de choque. Foi um pedal muito difícil, ainda bem que no momento estava com os amigos Luiz Chagas e Lucas Augusto.

Qual(is) PBP participou?
Participei do PBP de 2015.

Como foi(ram) sua(s) participação(ões)?
Sobre a prova, resolvi fazê-la “sozinho” (nunca se está sozinho), digo, não marquei de ir junto com ninguém, claro, fiz diversas pernas com amigos brasileiros, estrangeiros e pelotões que ocasionalmente passavam mas no geral fui solo.
Duas coisas que me impressionaram muito foram a quantidade de ciclistas juntos (nunca vi tantos) e as pessoas/populares em todo o trajeto. Incrível, as pessoas batendo palmas, gritando ‘Allez’, ‘Bon Courage’, gente com banquinhas montadas nas beiras das estradas dando café, comida e água, recebi uma carta de uma menina escrito em francês ‘força, faltam 320 km’, sensacional o que é o ciclismo e a bicicleta para eles. Ah e como gostam do Brasil, caramba! De resto me diverti muito, conheci pessoas de todo o mundo, aproveitei as paisagens lindas, comi muitas comidas das regiões, aprendi um pouco de francês e dormi pouco.

O que significa o PBP para você?
Desde que eu comecei a participar das provas de longa distância e fiquei sabendo sobre o PBP e toda sua história eu pensei: eu quero participar desta prova. Foram 3 anos de preparação (principalmente psicológica), expectativa (quando eu rompi o tendão de aquiles em 2014 eu achei que estava tudo perdido), dinheiro (não é barato ser randonneur) e foco. Para mim foi a concretização de um sonho, um divisor de águas na minha vida de ciclista, sem exageros.

O que você listaria como erros e acertos de sua(s) participação(ões)?
Erros:
- Levar pouco dinheiro para a prova, tive que emprestar de amigos durante a prova (já paguei!);
- Mesmo com pneus bons tive cinco furos (dois na ida e três na volta) por causa da fitas anti-furo, quando tirei parou, diga não a essas fitas!;
- Ficar tempo demais nos PC’s. Eu ficava lá batendo papo e perdia muito tempo;
- Eu tive novamente problemas com assaduras (havia tido no 1000 de Floripa), não sei ainda qual é o erro mas pode ser a falta de um bike fit, selim ou bermuda. Ou a falta de um banho durante a prova, rs;
- Tirar poucas fotos no percurso.
Acertos:
- Seguir sempre no meu ritmo;
- Seguir junto em pelotões com o mesmo ritmo;Seguir sempre de PC em PC e não pensando na prova toda;
- Conversar com muitos ciclistas durante a prova;
- Dormir quando senti necessidade;Parar para conversar com pessoas locais no caminho;
- Não ficar pensando na prova ou dificuldades, deixar a cabeça vazia principalmente na madrugada e/ou frio, simplesmente pedalar;
- Estar com psicológico em ótimo estado;
- Me divertir durante a prova.

Que dicas daria a randonneurs que farão seu primeiro PBP?
Acho que a principal dica para os randonneurs é estar com psicológico em bom estado, para quando as adversidades aparecerem você poder resolver tranquilamente!

4 Comentários para este Post

  1. Moisés Marcus Retka Says:

    Grande Thiago. Parabéns pela conclusão deste sonho. Você batalhou muito pra estar lá e merece toda recompensa.

  2. thiago syen Says:

    Dale Moisés, parabéns pra nós!!!

  3. awulll Says:

    Parabéns Thiago! Grandes conquistas nesses últimos anos!

  4. Thiago Syen Says:

    Valeu João!!!

Deixe uma resposta