Post na categoria | Randonnée

PBP, eu fui! – Moisés Marcus Retka

Postado em 09 setembro 2015 por awulll

Nome?
Moisés Marcus Retka.

Natural de?
Curitiba-PR.

Qual e como foi seu primeiro BRM pedalado?
Foi em 05/12/2010 no tradicional Curitiba / Ponta Grossa / Curitiba. Foi a primeira prova que fiz e nesta fiz com o Ronildo, parceria que dura até hoje.

Qual e como foi o BRM mais marcante para você?
Sem dúvida o PBP é o mais marcante pela história que a envolve, porém não posso deixar de destacar o BRM 1.000 (Giro do Chimarrão III) onde pedalei com o Ronildo, Chagas, Nuno e Karim. Foi uma prova muita dura, com um altimetria bem pesado e também choveu bastante o que valorizou muita a conquista.

Qual(is) PBP participou?
Apenas a de 18ª Edição de 2015.

Como foi(ram) sua(s) participação(ões)?
Foi sensacional, indescritível, um desafio onde todo randonneur deve fazer. Como dizem é a copa do mundo do ciclismo amador. A interação do povo francês com o ciclismo é surreal. Você interagir com crianças a beira da estrada te desejando sorte/coragem, tocar a mão a delas, poder conversar com os moradores das cidades ou na beira da estrada é algo totalmente fora da nossa realidade.
A prova em si foi bem dura, mas ao mesmo tempo muito prazerosa. Tivemos diversas dificuldades, mas soubemos nos adequar a situações que aconteceram e levar a prova com segurança até a chegada.

O que significa o PBP para você?
Significa a realização de um sonho.

O que você listaria como erros e acertos de sua(s) participação(ões)?
Erros: Não prever que o tempo poderia mudar e mudou. Fez bastante frio durante a madrugada e não levei uma roupa mais pesada. Tive que comprar algumas nos PCs para ter um pouco de conforto, caso contrário poderia colocar a prova em risco. Também acabei levando coisas em excessos que no final acabaram incomodando e que no PBP não precisa, como por exemplo, 4 câmaras de pneu. Eu não tive nenhum furo de pneu, além de que nos PCs você pode comprar se for necessário.
Acertos: Ter feito um planejamento da prova, ter estudado a rota com calma e não ter se desesperado quando as dificuldades apareceram. A experiência de provas anteriores e estar pedalando com alguém forte, experiente e com foco na conclusão da prova foram essenciais para se terminar.

Que dicas daria a randonneurs que farão seu primeiro PBP?
Façam um planejamento da prova. Melhor um mal planejamento do que nenhum. Estudem a rota, vejam as estradas, procurem informações sobre os PBPs anteriores, escutem as pessoas que já fizeram e principalmente, estejam preparados físico e mentalmente para a prova, pois as dificuldades irão aparecer, saiba improvisar e não se desespere. Tenha calma e foco sempre no próximo PC, nunca na prova como um todo. De PC em PC é que se vence um desafio deste.

 

 

2 Comentários para este Post

  1. Ronildo Silva Says:

    Dae bruxo! Parabéns pela conquista!!!
    Sei de toda a sua evolução, pois foi a minha também.
    Continue assim sendo essa cara companheiro e determinado naquilo que faz.
    Aprendemos muito com todos esses Kms que pedalamos, mas o principal é que sempre foi divertido! Obrigado Moisés!
    Um forte Abraço.

  2. awulll Says:

    Lembro de quando estávamos lá em casa, após um brevet e você comentando do seu problema no joelho. De lá pra cá já foi muita coisa hein!
    Muito legal acompanhar o quando você evolui em todos esses anos.
    Parabéns piá!

Deixe uma resposta