Post na categoria | Randonnée

PBP, eu fui! – Claudemir Sperandio

Postado em 03 fevereiro 2015 por awulll

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome?
Claudemir Sperandio

Natural de?
Loanda/PR

Qual e como foi seu primeiro BRM pedalado?
Foi em dezembro de 2010, na cidade de Curitiba, o BRM 200, organizado pelo clube Randonneurs CWB Paraná, realizei juntamente com mais 5 amigos de minha cidade (que fica a 600 km de Curitiba), brevet muito difícil pois além de ser o primeiro, foi todo debaixo de chuva, e furamos 14 vezes nossos pneus.

Qual e como foi o BRM mais marcante para você?
Foi o BRM 600 que fiz em Holambra/SP, onde precisei superar as dores da tendinite nos joelhos, lesão esta que fiz no BRM 400 em Curitiba 2 meses antes. Eu queria ir para a França e este brevet de 600 era minha última chance.

Qual(is) PBP participou?
Participei do 17° PBP de 2011.

Como foi(ram) sua(s) participação(ões)?
Muito difícil e prazerosa ao mesmo tempo, um misto de sofrimento e alegria na conclusão.

O que significa o PBP para você?
Significou a realização de um sonho até então inatingível. O PBP representa o maior evento de ciclismo de longa distância do mundo amador e com maior número de participantes, só pelo fato de você pedalar com pessoas do mundo todo, e suas culturas é um diferencial.

O que você listaria como erros e acertos de sua(s) participação(ões)?
Acertos:
1) Fiz uma preparação física 2 meses antes, para fortalecimento dos músculos lombares, abdominais e do ombro para poder aguentar ficar na mesma posição por dias. Também trabalhei fortalecimento de joelhos.
2) Instalei uma garupeira onde levei uma pequena maleta composta de uma muda de roupa de frio, um jogo de chaves tipo canivete, um pneu, 6 câmaras de ar, remendo e cola. Pouco peso e que serviu na medida. Durante o dia vestia roupas de calor e à noite trocava pelas de frio.
3) Não levei e nem consumi qualquer tipo de repositor energético, isotônico, de carboidrato e afins, minha alimentação se manteve em massas, arroz, sopas, pães, batatas, sucos, refri, muita água, pois para mim, estes repositores com seus sabores químicos causam enjoo e vômito.

Erros:
1) Não coma, nenhuma fruta que estiver na beira da estrada, principalmente se for maçã verde.
2) Cuidado com a relação de marchas de sua bike, ela tem que ser muito leve e deve-se girar muito, nossa bike estava com relação pesada e sofremos muito por isto.
3) Cuidado com muitas paradas, no final este tempo perdido poderá faltar.
4) Cuidado com o sono, o maior vilão do PBP, pois o sono tira muita gente. Na última noite ficamos “embriagados” devido ao sono, falávamos enrolado e nosso raciocínio estava prejudicado, tive até algumas pequenas alucinações.

Que dicas daria a randonneurs que farão seu primeiro PBP?
Primeiramente estejam preparados fisicamente, pois serão aproximadamente 10.000 metros de subidas acumuladas, cuidado com brevets muito planos ou de baixa dificuldade, pois estes não te preparam para o PBP, faça os brevets “cascudos”, a série que nós fizemos no Paraná para o PBP foi muito importante para nos preparar, pois eram feitas em regiões de subidas intermináveis. Vejam a tabela por estado da participação brasileira em 2011, reparem que os paranaenses foram bem sucedidos:

Inscritos Largaram Brevetaram Acima do tempo Abandonaram
56 53 27 4 22

Desempenho por estado:

Estado Insc. Larg. Brev. N. Brev Brev. (%) N. Brev (%)
BA 1 1 0 1 0 100
DF 4 4 1 3 25 75
GO 1 1 1 0 100 0
PR 10 10 9 1 90 10
RJ 10 8 2 6 25 75
RS 13 12 6 6 50 50
SC 6 6 4 2 66.67 33.33
SP 11 11 4 7 36.36 63.64

Relato sobre o PBP 2011: http://doatlanticoaopacifico.com/archives/2309

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta