Post na categoria | Geral, Rotas

Teste de altimetria em criadores de rotas.

Postado em 07 março 2011 por awulll

Este post é pra compartilhar uma comparação que fiz entre alguns criadores de rota existentes por aí e que estão presentes na categoria sites >> rotas, aqui no DAP:

- Bike Route Toaster

- Bikely

- Bikemap

- Map My Ride

Estou planejando uma viagem lá na Escandinávia. Incialmente marquei o roteiro com o Google Maps. Todo mundo já usou, é bastante prático, rápido, gera link para o mapa na hora, etc.

Aí fui verificar a altimetria para saber se faço alterações no roteiro. Escolhi o Bike Route Toaster, para gerar os perfis.

Na minha primeira experiência com este site, a geração da altimetria era muito lenta, mas desta vez os gráficos foram gerados logo após marcar cada trecho.

Trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega, usando o Bike Route Toaster.

Altimetria do trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega, usando o Bike Route Toaster.

O resultado foi bem interessante, pois além do perfil altimétrico, obtive alguns dados importantes para colocar na minha planilha e comparar os dias de pedal dessa viagem: altitude (máxima e mínima, inicial e final), total de subidas e de descidas.

Resolvi comparar com outros sites, usando o trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega.

Com o Bikely não deu certo. O roteiro saiu pela estrada que eu queria, mas a altimetria não apareceu.

Mapa e altimetria do trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega, usando o Bikely..

Usando o Map My Ride novamente tive a marcação correta da estrada, mas nada do perfil altimétrico.

Trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega, usando o Map My Ride.

Finalmente, usei o Bikemap e obtive tanto o mapa quanto a altimetria.

Mapa e altimetria do trecho entre Bergen e Aurland, na Noruega, usando o Bikemap.

No geral, os problemas maiores foram com o Bikely e o Map My Ride, que não geraram as altimetrias. No Bike Route Toaster e o Map My Ride foi preciso desativar algumas opções para que a rota passasse pelas rodovias que eu desejava. Nestes sites há uma opção que vem como padrão para evitar as “highways” e, dependendo de que tipo de estrada selecionada para categoria, os roteiros acabam ficando com distâncias maiores do que o necessário.

Entre eles, acabei ficando com o Bike Route Toaster. Apesar de não conseguir salvar os gráficos, pude pegar dados de altimetria exportando-os como um arquivo .mbcrs (formato utilizado em alguns aparelhos de GPS). Depois fiz um programa para gerar gráficos e estatísticas que me interessavam (em outro post falo sobre isso). O ideal seria obter os dados em .txt, o que facilitaria o uso em planilhas. Além disso, a geração de mapas em figuras (png, jpeg, gif, etc.) também ajudaria.

Deixe uma resposta