Post na categoria | Geral

Grandes fiascos ciclísticos curitibanos

Postado em 14 fevereiro 2012 por awulll

A capital ecológica tem belos parques, um sistema de transporte bastante elogiado (embora hoje não seja um bom dia para fazer este elogio), mas quando o assunto é bicicleta… Aí não é lá aquelas coisas…

Tava lembrando de alguns fatos recentes e fiz uma lista:

1 – Ciclovias compartilhadas curitibanas: para quem mora em Curitiba, nem é preciso comentar muito. As ciclovias disponíveis até são interessantes para passeios, mas para quem usa a bicicleta como meio de transporte acaba ficando na mão. O que é comum ver na cidade são calçadas com uma camada de asfalto que costumam chamar de ciclovia. Sem contar as raízes de árvores, postes e pontos de ônibus no meio do caminho.

Link: http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1151357&tit=prefeito:-cai-na-real-e-vai-pedalar

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2 – Ciclofaixa de 75 cm: Diz a lenda que seria de 1,5 m. Ah, mas para que tanto espaço, né? Esses ‘bicicleteiros’ que se virem! Ainda por cima coladinho com veículos… Maravilha!

Links:

http://bicicletadacuritiba.org/2011/12/nova-ciclofaixa-da-marechal-tem-75cm/

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1205166

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3 – Ciclofaixa de lazer: uma faixa para bicicletas que funciona apenas nos finais de semana. Ops, em apenas alguns finais de semana. Eita, não é isso? Ah, apenas em um final de semana… Não, quase! Apenas num domingo por mês e só das 8:00 às 16:00. Depois de tantas bicicletadas e manifestações, parece que a prefeitura não entendeu direito o que os ciclistas da capital paranaense reivindicavam…

Links:

http://www.bicicleteiros.com.br/2011/10/fotografias-da-bicicletada-de-inauguracao-do-circuito-ciclofaixa-de-lazer-em-curitiba/

http://www.gazetadopovo.com.br/blog/irevirdebike/?id=1184085&tit=a-sociedade-civil-sobre-duas-rodas

Fonte: http://www.gilsoncamargo.com.br/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 – Estacionamento para bicicleta: acho que aqui só faltou explicar como é que se usava essa nova forma de estacionar, afinal, quem fez provavelmente deveria entender do que se tratava, não é?

Link: http://www.bemparana.com.br/index.php?n=179760&t=estacionamento-para-bicicletas-vira-piada-nacional

Vídeo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5 – Cancelamento de passeio ciclístico: até agora eu nunca entendi por que precisa de escolta para um passeio onde todos os participantes estão em um meio de transporte que tem totais condições de circular de forma independente. Esse passeio começou em Curitiba há muito tempo atrás com o Roberto Coelho e nunca precisou disso. Aí tem uma greve de ônibus e cancelam um passeio por não ter policiamento?

Link: http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/cancelado-o-pedala-curitiba-desta-terca/25741

Deixe uma resposta