Nome?
Moisés Marcus Retka.
Natural de?
Curitiba-PR.
Qual e como foi seu primeiro BRM pedalado?
Foi em 05/12/2010 no tradicional Curitiba / Ponta Grossa / Curitiba. Foi a primeira prova que fiz e nesta fiz com o Ronildo, parceria que dura até hoje.
Qual e como foi o BRM mais marcante para você?
Sem dúvida o PBP é o mais marcante pela história que a envolve, porém não posso deixar de destacar o BRM 1.000 (Giro do Chimarrão III) onde pedalei com o Ronildo, Chagas, Nuno e Karim. Foi uma prova muita dura, com um altimetria bem pesado e também choveu bastante o que valorizou muita a conquista.
Qual(is) PBP participou?
Apenas a de 18ª Edição de 2015.
Como foi(ram) sua(s) participação(ões)?
Foi sensacional, indescritível, um desafio onde todo randonneur deve fazer. Como dizem é a copa do mundo do ciclismo amador. A interação do povo francês com o ciclismo é surreal. Você interagir com crianças a beira da estrada te desejando sorte/coragem, tocar a mão a delas, poder conversar com os moradores das cidades ou na beira da estrada é algo totalmente fora da nossa realidade.
A prova em si foi bem dura, mas ao mesmo tempo muito prazerosa. Tivemos diversas dificuldades, mas soubemos nos adequar a situações que aconteceram e levar a prova com segurança até a chegada.
O que significa o PBP para você?
Significa a realização de um sonho.
O que você listaria como erros e acertos de sua(s) participação(ões)?
Erros: Não prever que o tempo poderia mudar e mudou. Fez bastante frio durante a madrugada e não levei uma roupa mais pesada. Tive que comprar algumas nos PCs para ter um pouco de conforto, caso contrário poderia colocar a prova em risco. Também acabei levando coisas em excessos que no final acabaram incomodando e que no PBP não precisa, como por exemplo, 4 câmaras de pneu. Eu não tive nenhum furo de pneu, além de que nos PCs você pode comprar se for necessário.
Acertos: Ter feito um planejamento da prova, ter estudado a rota com calma e não ter se desesperado quando as dificuldades apareceram. A experiência de provas anteriores e estar pedalando com alguém forte, experiente e com foco na conclusão da prova foram essenciais para se terminar.
Que dicas daria a randonneurs que farão seu primeiro PBP?
Façam um planejamento da prova. Melhor um mal planejamento do que nenhum. Estudem a rota, vejam as estradas, procurem informações sobre os PBPs anteriores, escutem as pessoas que já fizeram e principalmente, estejam preparados físico e mentalmente para a prova, pois as dificuldades irão aparecer, saiba improvisar e não se desespere. Tenha calma e foco sempre no próximo PC, nunca na prova como um todo. De PC em PC é que se vence um desafio deste.
setembro 10th, 2015 em 19:32
Dae bruxo! Parabéns pela conquista!!!
Sei de toda a sua evolução, pois foi a minha também.
Continue assim sendo essa cara companheiro e determinado naquilo que faz.
Aprendemos muito com todos esses Kms que pedalamos, mas o principal é que sempre foi divertido! Obrigado Moisés!
Um forte Abraço.
setembro 10th, 2015 em 21:30
Lembro de quando estávamos lá em casa, após um brevet e você comentando do seu problema no joelho. De lá pra cá já foi muita coisa hein!
Muito legal acompanhar o quando você evolui em todos esses anos.
Parabéns piá!