Randonneurs Lapa – Informações e Dicas

1 – O que é um brevet?

Brevet – Etapa de ciclismo de longa distância, com distâncias e tempos pré-estabelecidos homologados pela ACP – Audax Club Parisiense. A sigla BRM é utilizada para denominar um “Brevet Randonneurs Mundiaux” que tem as seguintes distâncias: 200, 300, 400, 600 e 1000 quilômetros. A partir de 1200 quilômetros as homologações passam a ser de um outra organização chamada de LRM – Les Randonnerus Mundiaux. As distâncias para um LRM pode ser 1200, 1400 e 1600.

Site LRM

Nota: um brevet pode ser realizado com qualquer veículo de propulsão humana: patins, patinete, triciclo, skate, etc.

2 – Qual objetivo da modalidade?

Neste esporte não existe competição. A única competição aceita são os desafios pessoais. Os resultados são sempre apresentados por ordem alfabética ou por ordem de inscrição, pois o tempo não tem importância e não existe uma classificação. Todos os concluintes são iguais. O Audax ou Randonneur pode ser comparado ao cicloturismo pois cada participante é responsável pela sua segurança, pelo bom funcionamento da sua bicicleta, pela sua alimentação; a palavra é autossuficiência.

Este post do Audax Rio é muito legal e fala um pouco da cooperação no Randonnée:
http://www.rio.audax.org.br/2010/06/audax-randonnee-e-cooperacao.html

3 – Existe diferença entre Audax e Randonnée ?

Sim existe. A história pode ser lida na integra aqui , mas para resumir podemos considerar o seguinte:
1904 – Henry Desgranges funda a ACP – Audax Clube Parisien
1921 – todas as etapas de audax eram organizadas pela ACP no seguinte estilo: velocidade de 18/kmh de média com um capitão de rota. Todos largavam juntos e concluíam juntos. O clube ACP até então, seguia os moldes italianos, que foram os percursores do esporte, pedalando de Roma à Nápoles em 1897 uma distância de 230km em um mesmo dia – este feito foi considerado “audaxioso”(tradução para o português), daí o nome Audax. Neste mesmo ano ocorre uma divisão deste clube, surgindo o UAF – L’Union de Audax Français, que passa a organizar os brevet no estilo Audax. Os membros fiéis ao clube ACP passaram então a organizar brevets com velocidades definidas pelos participantes, sem pelotões como conhecemos hoje, prezando pela autossuficiência, chamados então de Randonnée. O participante que conclui um BRM é então chamado de randonneur.

Site da ACP
Site da UAF

4 – O que é a homologação? Existem medalhas?

Quando o participante termina o Brevet dentro do tempo e obtém todas as assinaturas e comprovantes de passagem pelo postos de controle dizemos que ele “brevetou”. Os tempos de passagem e de conclusão são enviados para o ACP que registra e emite um numero de homologação. Todo ciclista que teve seu Brevet homologado pode solicitar a medalha francesa fabricada e vendida pela ACP. Junto com a medalha é enviado um selo com o carimbo da ACP que deve ser colado no passaporte e devolvido ao ciclista.

5 – Cartão de Rota e Passaporte

No momento da largada, geralmente na hora da vistoria da bicicleta e dos equipamentos obrigatórios o ciclista recebe um passaporte e um cartão de rota. O passaporte é o documentos mais importante e deve ser carimbado e entregue ao final do brevet para o organizador. Muito importante: em caso de perda do passaporte o ciclista está automaticamente desqualificado e não poderá homologar o brevet. O cartão de rota contém todas as informações de tempos de abertura e fechamento dos postos de controle e também sobre o trajeto.

6 – O que devo levar para prova?

Os equipamentos obrigatórios são: 02 luzes traseiras vermelhas(uma delas piscando a outra estática), luz dianteira branca eficiente, colete refletivo e capacete. É fundamental que o ciclista conheça sua bicicleta e que ela esteja funcional e revisada. Para cada ciclista, a lista de equipamentos pode variar muito, vou colocar abaixo algumas sugestões importantes:

Câmaras de ar – recomendo no mínimo 02, mas dependendo da distância pode chegar á 05.
Bomba de ar eficiente – de preferência uma que vocês confie e que já tenha usado antes
Capa de chuva
Celular com bateria
Dinheiro para alimentação ou alguma emergência
protetor solar

7 – Posso ter apoio durante a prova? posso levar carro de apoio?

Pode sim, mas somente nos pontos de controle pode ser atendido. Durante a prova, na estrada ou em qualquer outro local será apoio ilegal e punido com desqualificação do ciclista.

8 – O que faço em caso de desistência ?

Nosso clube não possui resgate de nenhum tipo. Dependendo da localização do ciclista e do horário talvez seja possível contar com a assistência da organização.

9 – Posso pegar vácuo nos caminhões na estrada?

Não, quem for pego ou denunciado fazendo isso será desclassificado.

10 – Dicas para realização do brevet.

Treine, conheça seu equipamento e à você mesmo. Respeite seus limites sempre. Não utilize nada novo no dia da prova. Faça o que você está habituado nos treinos e siga o seu ritmo. Se estiver em um grupo com ritmo acima do seu, considere pedalar sozinho no seu ritmo habitual. Faça uma boa alimentação antes, durante e depois da prova. Converse com os ciclistas mais experientes; a maioria irá responder com atenção suas dúvidas e compartilhar seus conhecimentos. Respeite todas as regras de trânsito e comporte-se de maneira exemplar nas estradas.

3 Comentários para este Post

  1. Andrey Alexsandro Rosa Says:

    4 – O que é a homologação? Existem medalhas?
    Quando o participante termina o Brevet dentro do tempo e obtém todas as assinaturas e comprovantes de passagem pelo postos de controle dizemos que ele “brevetou”. Os tempos de passagem e de conclusão são enviados para o ACP que registra e emite um numero de homologação. Todo ciclista que teve seu Brevet homologado pode solicitar a medalha francesa fabricada e vendida pela ACP. Junto com a medalha é enviado um selo com o carimbo da ACP que deve ser colado no passaporte e devolvido ao ciclista.

    Participei do Brevet 200km 25/01/2014….e não tive nenhum retorno.
    Gostaria de saber se foi homologado.

    Obrigado.
    Andrey.

  2. awulll Says:

    Andrey,

    Desculpa a demora!
    As homologações saem direto no site do Randonneurs Brasil.
    Nós temos uma área aqui com as informações dos brevets do Randonneurs Lapa e também outros clubes (de muitos ainda está desatualizado por falta de tempo, mas o nosso está completo).
    Você pode consultar as homologações aqui: http://www.randonneursbrasil.org/homologacoes/
    Ou dar uma olhada na nossa área de resultados: http://doatlanticoaopacifico.com/tabela-randonneurs-lapa

  3. carretero Says:

    https://www.tudoposto.com/

Deixe uma resposta